15 de abril de 2012

Consumo de Energia Elétrica


                             

     Um telhado verde é uma alternativa viável e sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de águas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer. O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C.
          Promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública. Às vezes, telhados verdes contam com painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica.
      Melhora as condições acústicas dos edifícios, tanto no inverno como no verão. Estudos de bioclimatismo indicam que, com o uso de coberturas vivas, seja possível melhorar em 30% as condições térmicas no interior dos prédios, sem recorrer a sistemas de climatização ou ar-condicionado artificiais.
        O teto verde também mantém a umidade relativa do ar constante no entorno dos edifícios, forma um microclima e purifica a atmosfera no seu entorno, formando um micro ecossistema. Contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera e ao mesmo tempo traz mais harmonia, bem estar e beleza para os moradores e ocupantes dos edifícios.
        As plantas e a terra do telhado verde funcionam como um filtro natural da água, que pode ser armazenada ainda mais limpa, para depois ser usada na irrigação do jardim, nas bacias sanitárias, no chuveiro e até para cozinhar e beber.
     Os custos de instalação de um telhado verde dependem do sistema e tecnologia adotados. A diferença de preços se deve basicamente à quantidade de materiais envolvidos, à dificuldade de instalação e à falta de mão-de-obra especializada.
       Atualmente existem no Brasil tecnologias eficazes e simples de telhados verdes, permitindo rápida amortização do investimento pela economia de energia e uso da área como jardim e lazer, quando em lajes planas.
      Outro fator de economia é a extensão da vida útil de uma cobertura com telhado verde em relação à convencional, sujeita a demandas de manutenção devido à ação maior dos fatores climáticos, principalmente a impermeabilização, que fica menos propensa a fissuras pelas constantes mudanças de temperaturas.

                Marcela de Souza Madruga 5ªH


Nenhum comentário: