14 de abril de 2012

CHAPEUZINHO VERMELHO


                 

         Em bosque, havia uma menina de cabelos longos e muito branquinha. Um dia ganhou de sua tia uma blusa vermelha, e não parou de usar, assim ficou conhecida como Chapeuzinho vermelho.
        Sua mãe pediu que levasse uma cesta com doces para sua vó. A menina ficou com medo de ir sozinha à noite até o outro lado do bosque, mas foi assim mesmo.
        No caminho apareceu um vampiro muito faminto e perguntou para chapeuzinho:
      __Aonde você vai?
      __Para casa da vovó levar doces que mamãe fez !
    O vampiro sabia um caminho para chegar primeiro. Chegando lá o monstro viu a vovó, meio gorda lá na cama, mas decidiu esconder ela no fundo da casa e foi esperar a garota vestido de velhinha para chupar o sangue das duas de uma vez só.
     Quando a garota chegou o vampiro já estava vestido de vovó, ela se aproximou da cama e disse:
    __Você está mais branca do que da última vez!
    __É para eu me parecer mais com a minha netinha, disse o monstro.
    __E que boca grande a senhora tem!
      Angustiado pela fome o vampiro disse:
    __É para te beijar melhor minha querida.
    __E porque seus dentes são tão pontudos?
  __É para chupar seu sangue! Disse o monstro descendo da cama.
     Chapeuzinho saiu correndo da casa e esbarrou em um carpinteiro, o bom homem mostrou uma cruz de madeira para o monstro que desapareceu.
    A  menina e o homem foram buscar a vovó no fundo da casa, salvando-a.

Bruno Hyoji de Santana Aono  5ªF

LIXO COMERCIALIZADO


              

      O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é enorme e vem aumentando muito, principalmente nos grandes centros urbanos.
    Cientes desse problema ambientalistas as prefeituras se juntaram e criaram a coleta seletiva do lixo, que consiste em separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo.
     Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades. Já a reciclagem é a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados.
      Em casa, as pessoas devem reduzir o lixo, evitando o desperdício, o que sobrar que não puder ser reaproveitado, separar para mandar para a reciclagem. 
     Fazendo isso, o mundo terá muitos benefícios, como: menor redução de florestas nativas reduz a extração dos recursos naturais, diminui a poluição do solo, da água e do ar, economiza energia e água, diminui o lixo nos aterros e lixões, melhora a higiene e limpeza da cidade, previnem-se enchentes, gera empregos e renda pela comercialização dos recicláveis.

   Evellyn Oliveira de Andrade 5ªH

A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA


                

        A coleta seletiva tem um papel  importante porque, permite o  reaproveitamento de materiais, colabora com a natureza por que a matéria demora muito tempo para se decompor. Gera renda para a comunidade, permite que o lixo orgânico possa ser utilizado nos aterros sanitários para a geração de energia.
      Coleta seletiva é um processo  que consiste na separação e recolhimento descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (resto de verduras carnes frutas e outros alimentos).
    Os lixos hospitalares  merecem um tratamento diferente, pois costumam estar infectados com grande parte de vírus e bactérias.
São retirados  dos hospitais desta forma especifica, com procedimentos seguros e levados para incineração   de locais especiais.
    A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é muito importante para o desenvolvimento sustentável do planeta.

  Camila Martins Generosa Luz 5°H

TELHADO VERDE


                        

         Telhado verde é uma técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo  e vegetação sobre uma camada impermeável, geralmente instalada na cobertura de residências, fábricas, escritórios  e outras edificações.
     Suas principais vantagens são facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico e produzir um diferencial estético e ambiental na edificação.
         Um telhado verde é uma alternativa sustentável perante os telhados e lajes tradicionais, porque facilita o gerenciamento de grandes cargas de aguas pluviais, melhoria térmica, serviços ambientais e novas áreas de lazer.
      O telhado verde proporciona também um ambiente muito mais fresco do que outros telhados, mantendo o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C.
     Em ambientes extremamente artificiais como o urbano, promovem o reequilíbrio ambiental, trazendo os benefícios da vegetação para a saúde pública e a biodiversidade, quando com plantas nativas do local.
    Às vezes, telhados verdes contam com painéis solares que reduzem o consumo de energia elétrica.

                Juliane Correia Silva 5ªF

CINDERELA


                      
        Era uma vez, uma linda menina que se chamava Isabelly, ela morava numa casa bem grande e aconchegante, mas era muito mal tratada pela sua madrasta Michele que tinha três filhas muito feias.
       Um belo dia a campainha tocou e Isabelly atendeu, achando que era o padeiro, mas era um carteiro real que a convidava para uma festa, que iria acontecer no castelo.
      Bem nesta hora aparecem às três filhas na porta, o carteiro não aguentou o mau cheiro e vai embora. Mas Michele não deixa suas três filhas irem, pois não as quer com pessoas de alto nível. Isabelly não se conforma e leva-as para o castelo, mas sua madrasta muito brava as encontram lá.
     Elas percebem e sai correndo, mais antes disso acontecer, o príncipe André dançou com Isabelly e pediu-a em casamento ela não aceitou o pedido, mas os dois fizeram um acordo em que ele colocasse cinco cozinheiros por dia a ela. Bom ela aceitou, lógico, do jeito que ela come, e saiu correndo, mas no meio do caminho lembrou que tinha que perder o sapatinho e jogou-o em sua cabeça.
     Michele não conseguiu pegá-las e logo voltou para casa e as encontrou lá. A bronca foi feia mais valeu apena, pois André se casou com Isabelly e as três filhas de Michele arrumaram outros pretendentes.


           Juliane Correia Silva & Gabriela 5ªF


TELHADO VERDE



           O telhado verde é uma técnica em arquitetura de árvores e plantas, mas o telhado verde não e usado muito no Brasil. Serve também para diminuir a poluição ambiental. É melhor também na parte da região urbanizada e ampliação do conforto no edifício que recebe o telhado verde.
          Melhoria nas condições térmicas e internas do edifício, e na da umidade do ar, do paisagismo da edificação.
Forma de instalação errada pode causar infiltração de água nas casas.

                        Jeovanna Isabel Rodrigues Mendes